Monday, May 04, 2009


O enorme balão, batizado de Vôo-Velofluxo é, segundo a artista, uma grande pintura no espaço. “Além de compartilhar a experiência do vôo, a sua visualização de longe coloca o público em confronto direto com a natureza e o azul”, diz Suzana, ressaltando que a dimensão pública sempre foi uma preocupação presente em seu trabalho. O Vôo-Velofluxo poderá ser contemplado de diferentes pontos, o que amplia a intenção da artista de interagir com as pessoas e com a própria cidade.
Para criar esta instalação, Suzana passou 15 dias dentro de uma fábrica de balões, estudando as mudanças de escalas necessárias para passar seu trabalho dos desenhos para uma maquete e, depois, para o ar. “No processo de realização das pinturas e desenhos me deparei com a idéia de mapa como planta baixa, o que nos coloca numa situação de distanciamento da superfície, como num vôo. Logo passei imaginar balões e a experiência de suspensão do espaço, ver de outro modo, sair do chão, descolar do solo”, afirma Suzana.

O Vôo-Velofluxo – É o primeiro balão feito por um artista plástico contemporâneo latino-americano. A enorme embarcação de ar quente fará vôos cativos co o público, de 45 metros, com amarras fixadas ao solo. Ao final do vôo, o público receberá um certificado de vôo, que éum múltiplo feito pela artista especialmente para o voô/exposição.

Produção: Maria Julia Vieira Pinheiro/Metropolis Produções Culturais